Treinamento Online
AVALIAÇÃO
DE EFETIVIDADE
NA PRÁTICA
21 e 23 de Março de 2023, das 9h às 11h,
com Geraldo Magela Siqueira e Wolney dos Anjos
público-alvo
🎯 Profissionais das áreas de Controles Internos, PLD/FTP, Compliance e Auditoria Interna das instituições financeiras autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil.
📊 Níveis Organizacionais: Tático e Operacional.
🏛️ Bancos, Bancos de Investimento, Corretoras de Câmbio, Cooperativas e Sociedades Financeiras, Arranjo de Pagamento, Instituições de Pagamento, entre outras instituições autorizadas.
objetivo
Dotar os participantes de informações e conhecimento que contribuirão na:
☑️ Elaboração do Relatório da Avaliação de Efetividade e do respectivo plano de ação, em alinhamento com os comandos exigidos e as orientações requeridas pelo Banco Central do Brasil, constantes da Circular nº 3.978, de 2020.
contextualização
Dentre os pilares que dão sustentabilidade à gestão sistêmica de PLD/FTP está a Avaliação de Efetividade, que deve ser realizada anualmente por todas as instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil, cujo relatório deve entregue até o dia 31 de março, com data-base de 31 de dezembro do ano anterior.
4 horas de Duração
certificado de participação
1. A Gestão Sistêmica da PLD/FTP
- Governança Global
- Legislação atual sobre PLD/FTP no Brasil
- Papel das Instituições Financeiras
- A responsabilidade administrativa de gestores/administradores
2.A Circular BCB nº 3.978, de 2020
- Política de PLD/FT
- Avaliação Interna de Risco
- Procedimentos (KYC, KYE, KYP, KYS, MSAC)
- Avaliação de Efetividade
3.Avaliação de Efetividade
- Metodologia de Avaliação
> Itens Avaliados
> Grau de Criticidade das Deficiências Identificadas
> Critérios para o estabelecimento do Resultado da Avaliação de Efetividade
> Verificações Realizadas: Existência, Formalização, Conteúdo, Aderência e Adequação
> Testes Realizados
> Evidências Coletadas
- Plano de Ação
- Relatório de Acompanhamento
conteúdo programático
instrutores
Administrador pós-graduado pela UNB - Universidade de Brasília, funcionário aposentado do Banco Central do Brasil, com mais de 38 anos de trabalho dedicado à Instituição, sendo 32 anos na área de câmbio e capitais internacionais.
Encerrou sua carreira como Secretário-Executivo, quando teve a oportunidade de coordenar, no âmbito da Autarquia, o Comitê Estratégico de Prevenção à Lavagem de Dinheiro no contexto das instituições financeiras. Acompanhou de perto a evolução cambial no Brasil nas últimas décadas, tendo participado da equipe que unificou o mercado de câmbio brasileiro em 2005 através de sua regulamentação.
Foi presidente do Comitê de Riscos do BNDES, no mandato 2018/2020, constituído na forma da Resolução nº 4.557, de 2017.
Atualmente, é Diretor Executivo da GMS, Consultor de diversas instituições do mercado financeiro, Palestrante e Escritor, é autor do livro “Câmbio e Capitais Internacionais - O Relacionamento Financeiro do Brasil com o Exterior” – 2016, Editora Aduaneiras.
geraldo magela siqueira
WOLNEY DOS ANJOS
Pós-graduação em Análise de Dados e Data Mining pela FIA, Mestre em Contabilidade pela FEA-USP, é Consultor Especialista em PLD/FTP (Prevenção à Lavagem de Dinheiro e ao Financiamento do Terrorismo e da Proliferação de Armas de Destruição em Massa) com certificação pela ACAMS (Association of Certified Anti-Money Laundering Specialists) desde 2006.
Foi supervisor e inspetor do Banco Central do Brasil entre os anos de 2000 e 2018, atuando em atividades de inspeção em bancos e corretoras, integrante de grupos de trabalho de normas de PLD/FT e treinamento de equipes de inspeção.
Entre 1993 e 2000, foi analista do Banco Central do Brasil com atuação voltada principalmente para o monitoramento do mercado de câmbio.
Atualmente, é diretor da Arcanjo Consultoria e Treinamento em PLDFT e parceiro da GMS Perspectivas como consultor especialista em projetos especiais.